sexta-feira, 16 de março de 2012

Homo Antecessor - O Regresso

A Serra da Atapuerca é uma antiga região de Espanha ,na província de Burgos .
Neste local , existem várias cavernas ,onde foram descobertos vários fósseis e ferramentas de pedra dos primeiros homínideos .
Os primeiros hominídeos surgiram á 1,2 milhões de anos atrás . Perante estas descobertas , o sítio arqueológico de Atapuerca foi designado Património Mundial da UNESCO.


Serra da Atapuerca










Aqui está disponível um vídeo bastante interessante acerca dos Homo Antecessores ,vejam !







The fugitives returned homo predecessor.
The geodescobertas investigating the case!




Homo Antecessor é um hominídeo extinto que surgiu á cerca de 1,2 milhões de anos e perdurou até cerca de 800 000 anos (Pleistocénico Inferior). Este é considerado o hominídeo mais antigo .
Relativamente ás suas características estes indivíduos eram altos ,mediam em média entre 1,60 metros a 1,80 metros e o peso dos machos rondava os 90 quilos. A sua face tinha traços modernos ,porém o seu cérebro era menor que do homem actual medindo entre 1000 a 1150 cm3. 
Os seus descobridores JM Bernúdez de Castro , JL Arsuaga, E. Carbonell, A. Rosas, I.Martinez e M. Mosquera destacam um conjunto de traços primitivos do aparelho dentário o que levou a estabelecer uma relação com os hominídeos africanos do Pleistocénio Inferior. Contudo , o padrão de desenvolvimento dos dentes é praticamente idêntico aos das populações modernas . 
A morfologia facial é similar aos dos Homo Sapiens que nos remete para uma orientação coronal e ligeira inclinação para trás da placa infraorbital , que determina a presença de uma fosse canina muito notável . 
A morfologia da mandíbula remete-nos para uma espécie pertencente ao Pleistocénico Médio : Homo Heidelbergensis . Importante será referir por fim o esqueleto pós cranial que indica uma certa graciosidade em comparação aos Neanderthais que eram mais robustos .
Durante as investigações os restos humanos descobertos ,encontravam-se em boas condições ,mas correspondem a fragmentos de tamanho variável . Esta fragmentação,marcas de corte e  os inchaços, são produzidos por ferramentas de pedra que indiciam claros actos de canibalismo. Quase 50% dos fósseis humanos têm cortes ou fracturas causadas por ferramentas de pedra e os locais mais comuns são os ossos do crânio e do esqueleto pós crânio , o que nos remete para um consumo total de corpos.











''Atapuerca era um bom lugar para viver. Havia um rio próximo e era um ponto alto , logo era um bom ponto de vantagem para os caçadores. Os abrigos rupestres lá proporcionou-lhes refúgio.''

 Professor José Bermúdez de Castro, do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid e co-diretor da equipe de pesquisa de Atapuerca.


Curiosidades:

O conjunto  de restos humanos de Atapuerca oferece uma visão fascinante, mas mais preocupante para a vida.
Arqueólogos intrigados com os restos descobertos de trinta e dois  indivíduos acumulados no fundo de um poço estreito.
Os pesquisadores  concluíram que os restos vêm de um grupo e foram atirados  para lá no espaço de um ano. Quase todos são adolescentes, com excepção de dois adultos e uma criança.

"Deve ter sido uma catástrofe.Poderia ter sido devido a uma epidemia, ou de várias doenças" - comenta Bermúdez de Castro.
Muitos ossos mostram sinais de má saúde, incluindo desnutrição, infecções e crescimentos anormais.
Mas Carbonell acha que pode explicar o grande número de adolescentes na cova. 

"Na minha opinião, a morte de muitos juvenis é muito normal para as populações que vivem os períodos de médio e final do Pleistocénio", explica ele. 
"As mulheres de 16 a 18 anos podem ter morrido no parto. 
Homens com idade entre 9 a 12 anos estão numa  fase em que, deixam a proteção das suas famílias, mas ainda são frágeis diante da natureza. Eles estariam mais predispostos a terem sido mordidos ou mortos por animais selvagens ", acrescenta Carbonell.


Exemplos :



Atapuerca Crânio 5
Museu Recreação Qualidade
WBH-022 




Atapuerca Crânio 5 - Crânio Atapuerca 5 foi descoberto em 1992, por Juan- Luís Arsuaga , nas cavernas de Sima de Los Huesos , na Serra de Atapuerca ( Espanha). Este crânio quase completo Homo Heidelbergensis tem a abertura nasal ampla e grandes. Remonta a 350.000 a 500.000 anos atrás.


Especificações :

Classe : Fósseis de Hominídeos 
Família : Hominídeos Fóssil 
Origem : Espanha 300 000 anos 
Dieta : Omnívoro
Comprimento do crânio : 20 cm



Bibliografia :



Rita Pereira 












Sem comentários:

Enviar um comentário