No dia 28 de Novembro de 1998, no Abrigo do Lagar Velho do Vale do Lapedo, Santa Eufémia, Leiria, foi encontrado um esqueleto de uma criança, posteriormente datado de 24.500 anos.
Este achado arqueológico tem suscitado muitas pesquisas e estudos pois, é a primeira referência relativa ao Paleolítico Superior encontrada na Península Ibérica.
Este fóssil foi encontrado aquando de uma visita ao Abrigo do lagar Velho, onde já tinham sido anteriormente sido encontradas algumas pinturas rupestres. O “Menino de Lapedo” encontrava-se junto a uma zona de acumulação de sedimentos e mede cerca de 90 centímetros, mas o que realmente tem suscitado grande interesse para o seu estudo é o facto de esta criança poder ter nascido do cruzamento entre um Homo neanderthalensis e um Homo sapiens, o que revelaria que espécies diferentes podiam se cruzar entre si e originar descendentes e assim pode explicar a extinção do Neandertal, que realmente não desapareceu mas sim fundiu-se com o Homo sapiens tornando-se numa só espécie.
Ainda hoje continuam os estudos sobre este esqueleto e teorias sobre a sua origem.
Fig.1-Local onde foi encontrado o "menino de lapedo" |
Fig.2-Reconstituição possível do "menino de Lapedo" |
Referências:
Mariana Marinho
Sem comentários:
Enviar um comentário