sexta-feira, 23 de março de 2012

A evolução humana segundo a teoria proposta por Ian Tattersall...

No decorrer de uma aula de Geologia foi-nos proposta pelo professor a escolha de uma árvore genealógica e reflexão sobre o porquê da nossa escolha. 


Segundo a árvore genealógica da evolução humana proposta por Ian Tattersall e a proposta pelos outros cientistas tudo começa com um ancestral comum entre os seres humanos, chimpanzés e gorilas. Chegaram a esta conclusão depois da análise de registos fósseis encontrados, embora não encontrassem registos que evidenciassem a separação que ocorreu. Estas árvores são muito imprecisas, devido á falta de existência de informação.
Para Ian Tattersall existiu um ancestral comum de nome ardipithecus ramidus que após 4 milhões de anos evoluiu para ardipithecus anamensis que 500 milhares de anos depois evolui para ardipthecus afarensis. Aos 3 milhões de anos atras ouve uma maior divisão referenciada na árvore distribuída por três ramos. A cada um corresponde um ancestral nomeadamente Paranthropus aethiopicus, ardipithecus africanus e ardipithecus garhi, surge aqui também um outro ramo a cerca de 31 milhões de anos atras onde tem a origem homos e desaparece o ancestral A.garhi. Aos 3.4 milhões de anos o ancestral A.africanos funde-se no ramo Homo. Há 2 milhões de anos o ramo proveniente do paranthropus aethiopicus, subdivide-se em dois dando origem ao P.boisei e P.robustus e o ramo Homo divide-se em H.rudolfensis e H.habilis. Este ramo Homo sofre mais uma evolução aos 2.2 milhões de anos evoluindo para H.ergaster. Entre os 2 e 1 milhões de anos desaparece a espécie paranthropus continuando apenas a evoluir a espécie Homo mas apenas evolui o ancestral H.ergaster. A 1 milhão de anos este ancestral evolui para H.erectus e H. heidelbergensis, que aos 0.8 milhões de anos divide-se em H.sapiens e H.neanderthalensis que acaba por este não se permanecer ate aos dias de hoje. Actualmente apenas encontramos o H.sapiens. Não se sabe ainda qual o fim do ancestral H.neanderthalensis, pois uns afirmam que eles se extinguiram mas surgiram dados que mostram que talvez se possam ter fundido no ramo H.sapiens. 



Fig.1- Evolução Humana segundo a teoria proposta por Ian Tattersall




Mariana Marinho & Sónia Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário