Os glaciares são massas de gelo que se originam à superfície terrestre devido à acumulação, compactação e recristalização da neve. Para que surja um glaciar numa região, é necessário que a precipitação nival nos meses mais frios seja muito abundante e, deste modo, supere a quantidade daquela que se funde no Verão. A neve acumulada ao longo de vários anos transforma-se gradualmente em gelo.
O gelo glaciário tem tido um importante papel na modelação de relevo de extensas áreas, actualmente em latitudes médias e zonas subárcticas. Presentemente, o gelo glaciário cobre cerca de 10% da superfície terrestre, existindo quer em grandes acumulações de dimensões continentais, quer em massas de gelo de menor extensão ao nível dos domínios montanhosos.
Existem duas grandes classes de glaciares:
- Calotes polares ou inlandsis – são grandes massas de gelo que cobrem permanentemente, e quase por completo, o relevo sobre o qual se depositaram. Por vezes, em zonas mais inclinadas, desprendem-se grandes massas de gelo que atingem o mar, ficando a flutuar, originado os icebergues. Na actualidade existem duas grandes calotes polares, uma situada na Gronelândia e a outra na região da Antárctida.
-Glaciares de montanha – massas de gelo que estão limitadas por paredes rochosas escarpadas. Estão localizadas em zonas de grande altitude.
Nos glaciares de montanha pode reconhecer-se o glaciar de vale ou alpino e o glaciar de circo ou circo. O glaciar de vale apresenta na zona de cabeceira uma depressão em forma de anfiteatro, que constituem áreas de acumulação de neve. Os glaciares de circo ocupem apenas uma depressão semiesférica (circo), sendo frequentemente o resultado do recuo de um glaciar de vale. Quando o gelo desaparece, pode ocorrer nesses locais a formação de um lago (lago de circo).
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geleira
Sónia Silva
Fig.3-Glaciar de circo |
Fig.4-Glaciar de Montanha-Andes |
Fig.5-Glaciar de Montanha-Alam |
Fig.6-Glaciar de vale-vale do Zêzere |
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geleira
Félix,j; e outros.
Geologia 12ºano.
Porto editora.
Sónia Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário