Se pensas que Portugal não tem nenhum interesse para a Geologia?
Pois bem ,estás muito enganado.
Pois bem ,estás muito enganado.
Em Portugal podes encontrar geomonumentos de Norte a Sul, dos quais ,incluindo é claro as ilhas, uns com mais interesse geológico, outros com maior interesse turístico.
Entre tantos geomonumentos decidimos escolher a chaminé vulcânica da Papôa em Peniche, pois foi um local que já visitamos. Este local está classificado como sendo um geomonumento a nível do afloramento.
A chaminé vulcânica da Papôa resultou nada mais, nada menos pelo aglomerado de material vulcânico (piroclastos). As paredes são compostas por fragmentos bastante diversificados desde calcários, arenitos e ainda granitos róseos e gnisses, semelhantes aos encontrados nas Berlengas e nos Farilhões.
Este antigo cone vulcânico foi preservado graças ao colapso de uma das suas partes, devido à movimentação de uma falha paralela que provocou um abatimento quase vertical de uma parte do terreno, dando origem a um graben.
Estes acontecimentos ter-se-ão dado na passagem do Cretácico para o Terciário, ao mesmo tempo que fenómenos vulcânicos a nível do Maciço de Sintra e do Complexo Vulcânico de Lisboa.
Fig.1- Imagens da chaminé vulcânica da Papôa |
Bibliografia :
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=511faaf4-5240-464d-8746-02b9ef21caadhttp://www.progeo.pt/geomon.htm
Mariana Marinho
Sem comentários:
Enviar um comentário